7 benefícios para quem faz exercício físico

Fazer exercício físico com regularidade é uma premissa aconselhada há muito tempo. Claro que há alturas em que leva mais a sério este conselho e outras que nem por isso. Mas também faz parte, pois treinar tem de ser um estilo de vida e não uma obsessão.

No entanto, para cimentar a sua confiança nos dias em que a vontade de treinar é menos, eis sete benefícios que tem de aproveitar:

1. Maior esperança de vida. A prática regular de exercício físico reduz 25% a 33% o risco de morte e aumenta a esperança de vida após os 80 anos em um a dois anos: há mesmo um risco de morte quatro vezes menor do que nas pessoas mais sedentárias. Orgulhe-se de pertencer a estas estatísticas.

2. Positivismo acrescido. A atividade física protege-o de depressões. Treinar, pelo menos, 15 minutos por dia, 3 vezes por semana, reduz em 40% o risco de demência e Alzheimer, assim como estimula o seu bom estado de espírito, facilitando o positivismo com que encara a sua vida.

3. Coração mais protegido. Caminhar 1 a 2 horas por semana reduz o risco de doenças coronárias entre 14% a 52%. Os homens ativos apresentam menos 68% de risco de morte por ataque cardíaco do que os homens que não praticam qualquer atividade física. O sedentarismo já passou de moda.

4. Prevenir a diabetes. Quanto mais desporto, mais saúde. Pessoas com uma atividade física moderada ou elevada vivem mais anos livres de diabetes do que as pessoas que não praticam exercício físico. Além de manter as doenças à distância é, por si só, uma garantia de longevidade.

5. Maior facilidade em respirar. Dificilmente sofrerá de doenças respiratórias se se mexer. É que o aumento do peso corporal é proporcional ao aumento do risco de asma, por isso, quanto mais treinar, menos gordo ficará. Logo, a capacidade respiratória sairá beneficiada se treinar mais vezes.

6. Manter a gordura à distância. Um ligeiro aumento na atividade física está associado a uma menor probabilidade de obesidade em mais de 50% dos homens (e quase 40% das mulheres). Vale a pena não abdicar assim tanto do treino, não concorda?

7. Menor risco de cancro. Para terminar, saiba que o exercício físico reduz o cancro da próstata e que é 30% menos provável que os homens que praticam desporto regularmente sofram de disfunção erétil do que os homens mais inativos. Quer melhor motivação que esta?

Fonte: MensHealth