Importância da sinalização em locais de trabalho
A sinalização de segurança tem por objectivo chamar a atenção das pessoas, de forma rápida e inequívoca, para as situações que, nos espaços onde elas se encontram, comportem riscos para a sua segurança. Estas deveram existir em todos os locais de trabalho, qualquer que seja a actividade, para abranger quer os trabalhadores quer todos aqueles que temporariamente aí se encontrem (ex.: visitas, fornecedores, prestadores de serviços externos), mas também nos locais que habitualmente se encontram abertos ao público.
FORMAS DE SINALIZAÇÃO
Existem várias formas de sinalização universais e que se complementam entre si:
– Sinais coloridos (pictogramas ou luminosos) para assinalar riscos ou dar indicações;
– Sinais acústicos habitualmente para assinalar situações de alarme e de evacuação;
– Sinais gestuais para que, quando a comunicação de viva voz não seja possível, se possam dar as indicações necessárias.
SINAIS COLORIDOS (PICTOGRAMAS)
– Sinais de proibição
– Sinais de Aviso
– Sinais de Obrigação
– Sinais de emergência
– Sinais de incêndio
– Sinais de rotulagem
SINAIS ACÚSTICOS
Podem ser de vários tipos e características, por exemplo: Intermitentes (indicando um maior perigo); Contínuos, normalmente associados a situações de alarme ou evacuação.
SINAIS LUMINOSOS
Os sinais luminosos de segurança deverão garantir um contraste não excessivo, mas também não insuficiente, tendo em vista as suas condições de utilização. A superfície luminosa deverá ser de uma cor uniforme igual, conforme o caso, com as cores usadas nos sinais coloridos. A alimentação eléctrica dos sinais luminosos deverá ser autónoma.
SINAIS GESTUAIS
Os gestos devem ser simples, fáceis de executar e de compreender. Nos quadros seguintes, exemplificam-se alguns gestos codificados.
Fonte: ACT e SISAS