Programa-Piloto Semana 4 dias
Portugal promove um Estudo Piloto sobre a Semana de 4 Dias de Trabalho, a realizar durante seis meses em empresas do setor privado, com o objetivo de avaliar os impactos desta modalidade de gestão do horário laboral, nas empresas, nos trabalhadores e nas suas famílias.
A semana de quatro dias como prática de gestão – sem corte de salário e com redução de horas semanais (distinta do trabalho a tempo parcial ou da semana concentrada) – tem sido adotada por diversos países com o objetivo de aumentar a produtividade e a competitividade, bem como, promover o bem-estar dos trabalhadores reduzindo, por exemplo, o stresse e o burnout.
Embora existam empresas que já funcionam com uma semana de quatro dias, ainda que em número reduzido e, muitas vezes, sem abranger a totalidade dos trabalhadores da empresa, não existem dados sobre a implementação da semana de quatro dias no contexto português.
Experiência-Piloto 2023 – principais características
- Experiência-piloto de seis meses, voluntária e reversível
- Sem contrapartida financeira
- Estado oferece suporte técnico e administrativo para apoiar a transição
A participação é voluntária e reversível. Deste modo, se registar a sua empresa ou organização no estudo, poderá desistir do projeto a qualquer momento.
►Saiba mais sobre o estudo piloto aqui.
Candidaturas
►Faça já a sua manifestação de interesse: preencha o formulário e inscreva-se nas sessões de esclarecimento para empresas.
Fonte: IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional)