
Segurança no trabalho pode salvar vidas
O Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, num estudo realizado entre 2012 e 2018, divulgou alguns dados sobre segurança no trabalho. Nesse período, já foram mais de 5,1 milhões de acidentes com trabalhadores registados, ou seja, 1 notificação a cada 49 segundos, e quase 19 mil mortes.
Este é, sem dúvida, um índice alarmante que pode ser reduzido através de regulamentações, inspeções e treinos. Nos EUA, por exemplo, a OSHA (Administração de Segurança e Saúde Ocupacional, agência do departamento de trabalho dos EUA, responsável por regular, inspecionar e preparar os profissionais para o mercado através de cursos de segurança no trabalho estima que a cada 1 dólar investido, a empresa possui um retorno de 4 a 6 dólares. Mas, além disso, pode salvar vidas!
Após a criação da instituição, em 1970, os trabalhadores que atuavam nos cargos mais duros (como os da construção) precisaram seguir uma regulamentação e passaram, também, a utilizar com obrigatoriedade equipamentos de segurança.
Entretanto, isso não foi suficiente para lhes garantir a vida. Como afirma Rony Jabour (especialista em Segurança no Trabalho no país) – “É preciso preparar-se para o mercado de trabalho, capacitar-se”.
Nesse sentido o departamento de trabalho, junto a OSHA, criou 8 cursos na área de segurança do trabalho, que visam capacitar o profissional para transformar o seu local de trabalho num ambiente mais seguro, educá-lo sobre as legislações vigentes e sobre os direitos e os deveres dos empregadores.
Um dos responsáveis por esse progresso na área de segurança no trabalho nos Estados Unidos é Rony Jabour, brasileiro que chegou ao país em 2003 e atuou no ramo de construção durante 8 anos.
Foi então que Rony foi convidado para fazer uma formação acadêmica na área no Keene Stage College. Jabour foi o primeiro brasileiro nos Estados Unidos a concluir os oito cursos da OSHA e, desde então, já certificou milhares de pessoas por todo o país.
Com o compromisso de reduzir o número de acidentes de trabalho por falta de segurança, Rony através do seu instituto, elaborou um curso que oferece uma certificação internacional OSHA 30. O curso é uma excelente oportunidade para quem deseja se destacar no mercado.
A certificação, que hoje é exigida nos EUA para donos e supervisores do setor de construção e indústria em geral, está disponível totalmente em Português e 100% online. Quem emite a certificação OSHA 30 é o United Safety Net, o maior centro de treinos de segurança dos Estados Unidos para falantes de Português e Espanhol.
Para mais informações sobre o curso, basta entrar o site oficial da certificação.
Fonte: segs