Erros comuns nas rotinas da limpeza

Sente que está sempre a limpar, mas nunca parece limpo nem cheira a limpo? Provavelmente está a cometer alguns destes erros comuns na sua rotina de limpeza:


1 – Utilizar o mesmo pano em todas as áreas

Utilizar o mesmo pano implica espalhar sujidade de um lugar para outro. Para corrigir, é opte por utilizar panos de microfibras de diferentes cores para as diferentes áreas: cozinha, casa de banho, vidros e móveis. Após serem utilizados,devem ser lavados na máquina de lavar roupa (sem amaciador).


2 – Utilizar um espanador

Apesar de os anúncios de televisão alegarem que os espanadores agarram o pó, isso é apenas uma meia verdade: na realidade algum pó é capturado pelo espanador, mas muito desse pó cai no chão ou fica em suspensão no ar, podendo causar reações alérgicas. Para limpar o pó prefira um pano de microfibras ligeiramente humedecido ou com produto específico para limpar móveis.


3 – Não limpar o aspirador

Parece-lhe que o seu aspirador tem menos poder de sucção do que antigamente? Antes de considerar adquirir um novo equipamento, substitua o saco ou despeje o depósito do aspirador e retire e lave ou substitua todos os filtros. Irá constatar que o desempenho do seu equipamento irá melhorar consideravelmente! Um aspirador sujo espalha o mau cheiro.


4 – Limpar os pavimentos primeiro!

Quando limpamos as diferentes áreas devemos de ter em atenção de iniciar a limpeza de cima para baixo. Por exemplo, começar por limpar os vidros, seguido da mobília e, por fim, o pavimento. Isto porque o pó e a sujidade podem cair e sujar o chão, obrigando a voltar a limpá-lo, tornando a limpeza menos eficiente e mais cansativa.


5 – Não limpar a pia da loiça?!

O lava-louça reúne todas as condições à proliferação microbiana e consequente produção de maus cheiros, devendo ser limpo após cada utilização. Esta limpeza poderá ser feita recorrendo a um detergente neutro sem cheiro e/ou a um desinfectante sem cheiro, esta limpeza poderá intercalar estes dois tipos de produto.


6 – Não diluir os produtos concentrados?!

Os produtos concentrados são concebidos para serem diluídos. A sua utilização na sua forma concentrada, além de tornar a limpeza mais dispendiosa, pode deixar resíduos nas superfícies, ficando com um aspecto baço e sem brilho. Além disso, este resíduo de detergente pode atrair sujidade e fazer com que esta adira à superfície, encurtando o espaço de tempo para voltar a limpar. Utilize os produtos como recomendado no rótulo.


7 – Não limpar as máquinas de lavar roupa?!

Estes equipamentos podem acumular sujidade em algumas zonas, sendo necessário limpá-las frequentemente. Faça ciclos de lavagem sem carga e verifique o interior da máquina. Se tiver acumulação de calcário, bolor ou outra sujidade entranhada, utilize uma esponja ou esfregão e um produto adequado para a limpeza. Não se esqueça de limpar o exterior regularmente, incluindo tampas, depósitos de detergente e borrachas. Tenha em atenção a presença de odores indesejáveis.


8 – Negligenciar a máquina do café

Provavelmente usa muito mais este electrodoméstico do que o limpa. A falta de limpeza não só é um risco para a saúde como também irá afectar o sabor do seu estimado café. Não se esqueça de despejar e lavar o tabuleiro e todas as peças removíveis à mão ou na máquina e corra alguns ciclos apenas com água e um detergente adequado, repetindo só com água para retirar algum resíduo de detergente.


9 – Confiar que o forno irá limpar-se automaticamente

Hoje em dia existem vários equipamentos com função de auto-limpeza. Prefira limpá-lo manualmente, pulverizando um produto específico para a limpeza do forno, deixando actuar por algum tempo e depois neutralizando com um pano e água limpa.

Fonte: DNotícias.