Deco Alerta: tudo sobre a limpeza de chaminés
Vive num prédio e tem chaminé em casa? Então fique a saber que a maioria dos pedidos de socorro que os bombeiros recebem no inverno corresponde a incêndios que têm origem em chaminés.
Muito incidentes de incêndios e intoxicações são provocados por lareiras, ou melhor, pelo uso deficiente de lareiras.
Qual é o o real risco de incêndio ou de qualquer outro acidente? Quem deve fazer a limpeza da chaminé? Com que periodicidade?
O risco de acidente existe, pois sem a limpeza da chaminé, com a passagem do tempo e a constante utilização das lareiras, cria-se um ambiente propício à ocorrência de, por exemplo, um incêndio.
Quando se acende uma lareira, os gases e fumos extraídos acumulam-se nas paredes e formam uma substância altamente inflamável chamada creosoto que, não sendo eliminada, pode provocar acidentes. Aliás, a maioria dos pedidos de socorro que chegam aos bombeiros na altura do inverno corresponde a incêndios originários em chaminés, segundo dados da Autoridade Nacional da Proteção Civil.
A limpeza de chaminés deve estar incluída na rotina de manutenção do edifício. Negligenciar esta tarefa aumenta o risco de acidentes que podem acarretar responsabilidades para proprietários ou administradores.
A limpeza periódica, eliminando a referida substância, assim como outros detritos que se possam acumular nas chaminés, deve ser feita por empresas especializadas. Estas devem emitir um certificado que iliba a responsabilidade dos proprietários da habitação. Esta manutenção previne o risco de incêndio e evita danos nas casas, como a má exaustão dos fumos que provoca mau cheiro na habitação e escurecimento das paredes.
Infelizmente, o nosso país não tem lei específica que obrigue a fazer limpeza nas chaminés dos edifícios, pelo que aconselhamos os proprietários a fazerem uma manutenção regular.
Se gosta de acender a sua lareira, tome em consideração estes conselhos:
– Para obter a máxima eficácia na extração de fumo e evitar a entrada de vento, poeiras e outros obstáculos à ventilação, devem ser montadas girândolas na saída das chaminés;
– Fale com os seus vizinhos, alerte-os para os problemas que possam advir da desvalorização deste perigo e tente agilizar o processo, juntando a limpeza de todas as chaminés do edifício. Desta forma, poderão obter um orçamento mais acessível a todos os condóminos;
– Não se esqueça de pedir vários orçamentos, para poder comparar valores e serviços.
Fonte: Deco.